Workshop Diabetes & Colesterol – Sábado 11/01/2020

Se é diabético, pré-diabético ou pretende prevenir a diabetes, este workshop é para si!

Tem-nos sido dito que a Diabetes Tipo II – que representa 95% dos casos – é uma doença crónica, progressiva e irreversível: será mesmo assim? Ao mesmo tempo, pela elevada associação da diabetes à obesidade, temos hoje a “Diabesidade”. Mas serão só os obesos que estão na rota da Diabetes?
O que é, afinal, a Diabetes e o que a causa? Como preveni-la?
Depois da doença instalada, “Coma de tudo com moderação e tome os medicamentos prescritos!” é a recomendação oficial. Uma variada gama de estudos credíveis e robustos evidencia exatamente o oposto. A Diabetes Tipo II é uma doença nutricional, não se resolve com remédios, mas com nutrição. Os remédios não curam, remediam. Simplesmente porque apostam no “cavalo errado”: focam-se na diminuição da glicose, quando o problema é a resistência à insulina.
Com recurso à nutrição otimizada, pode reverter a doença e livrar-se definitivamente da medicação.

E o Colesterol: vilão ou inocente?
Movemo-nos num paradigma que diaboliza o colesterol, impõe limites máximos (190 mg/dl) e incentiva a toma de Estatinas para o seu controlo. “The lower, the better” (quanto mais baixo, melhor) é a ideia que está socialmente disseminada. Mas será mesmo assim? Ou será que a venda de Estatinas constitui um negócio muito lucrativo, por assegurar “clientes vitalícios”? O facto de o colesterol estar associado a doenças cardiovasculares não significa que as cause, da mesma maneira que os bombeiros estão associadas aos incêndios mas não os causam.
Não é possível vida sem colesterol. Ele tem a sua maior concentração no leite materno: como é que a natureza produziria algo que fosse maléfico para o recém nascido?
Diria que algo que é um constituinte fundamental das membranas de todas as células do seu corpo é nefasto para si? Diria que algo que é precursor de inúmeras hormonas que interferem em funções tão diversas como controlo do metabolismo, produção de energia, assimilação de minerais, funções cerebrais, musculares e reprodutoras, entre outras, é maléfico para si? 25% do seu colesterol encontra-se no seu cérebro, sendo fundamental para processos cognitivos como a memória.
Estas são algumas das funções do colesterol! O colesterol é uma molécula essencial à vida, de tal maneira que o nosso fígado trata de produzi-lo, pois o corpo não quer ficar refém da ingestão de colesterol através dos alimentos. E as Estatinas, o que fazem? Impedem o corpo de produzir colesterol…
Algo está errado aqui, não lhe parece? Venha saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fale Connosco